Nossa história

No segundo semestre de 2006, um grupo formado por seis amigos visualizou uma oportunidade de negócio quando da instalação de uma unidade agroindustrial da empresa Sadia (atual BRF) na cidade de Lucas do Rio Verde – MT.

Em outubro de 2006, o grupo adquiriu uma área de terra no município de Tapurah – MT, com aproximadamente 1.400 hectares. Essa área seria destinada à instalação dos Sistemas de Produção de Leitões (SPL).

Após formalizada a sociedade, buscou-se um nome para a mesma e em função da própria constituição definiu-se o nome como “FAZENDA SEIS AMIGOS”.

No início do mês de maio de 2007, iniciaram-se os trabalhos de terraplenagem, obras civis, redes de energia elétrica, estradas internas e demais obras de infraestrutura.

Foram construídas em apenas 76 dias 40 moradias com 76mt² de área cada. Além disso, foram construídos mais de 30 km de rede elétrica trifásica de alta tensão (34.000V). Isso para iniciar o projeto maior que seria a construção das 03 SPL´s com capacidade inicial de 4.400 matrizes suínas cada.

Desde então, a FAZENDA SEIS AMIGOS vem se destacando na produção de leitões, tanto na questão quantitativa, quanto na produção de quilos de carne ano.

Atualmente a FAZENDA SEIS AMIGOS é o maior projeto de produção de leitões em uma única propriedade no Brasil.

VIDEO INSTITUCIONAL

contrucoes casa casa

Foram construídas 40 (quarenta) casas em apenas 76 (setenta e seis) dias.


Depois de encaminhado a construção das casas passou-se a iniciar as obras dos barracões de gestação e de maternidade (conforme foto abaixo).

barracao matrizes 

Em outubro de 2007, já estávamos alojando animais.

suinoculturasuinos barracao

Na sequência foram construídas mais duas unidades, ambas com capacidade de alojar 4.400 matrizes cada.

Barracao 2


Todas as unidades possuem biodigestores, fazendo com que todo dejeto produzido seja tratado e reaproveitado através da produção de biogás e adubo orgânico.

Todo o dejeto suino é lançado nas áreas de pastagem da fazenda. Boa parte desse dejeto é lançado atraves de um eficiente sistema de fertirrigação com malha. A outra parte é apenas fertilizado com o uso de autopropelidos alimentados por motores estacionarios à biosgás.

Além do uso correto e eficiente dos dejetos a Fazenda Seis Amigos aproveita a produção do biogás dos biodigestores para gerar energia elétrica. O projeto está em fase de implantação (2016), onde serão instaladas duas caldeiras e dois conjuntos de turbinas e geradores para gerar cerca de 1.200 Kva. Com isso a fazenda passa a produzir a sua própria energia e ainda o excedente poderá gerar um crédito junto à concessionaria de energia e/ou até mesmo comercializar essa sobra de produção direto no mercado.


vista aerea 1vista aerea 2 

Foto aérea e parcial da Fazenda Seis Amigos (Jan 2012)


Abaixo alguns dados atuais da Fazenda:

TOTAL MATRIZES EM PRODUÇÃO 2015: 13.500 (TREZE MIL E QUINHENTAS)

TOTAL DE COLABORADORES DIRETOS EM 31/12/2015: 142 (CENTO E QUARENTA E DOIS)

TOTAL RAÇÃO CONSUMIDA: 500.000 Kg DE RAÇÃO POR SEMANA

ÁREA TOTAL DA FAZENDA: APROXIMADAMENTE 1.400 HECTARES

ÁREA CONSTRUÍDA: MAIS DE 80.000 METROS QUADRADOS

PRODUÇÃO EM 2015 (CABEÇAS): 361.000 LEITÕES VIÁVEIS ENTREGUES

PRODUÇÃO EM 2015 (KG CARNE ENTREGUE): 9.909.333 KG

TOTAL DE MORADIAS (PRÓPRIA FAZENDA): 40 (QUARENTA)